domingo, 13 de março de 2011

Melhor Segunda-feira do mundo é aqui !!!


Quem nunca passeou pelas ruas do Barbalho em Salvador, local de grandes encontros para manifestações estudantis e de festas populares com destinos ao Pelourinho e Lavagem do Bomfim.
Estudantes que tiveram a oportunidade de fazer parte de uma das maiores instituições de ensino do Brasil.
De lá mesmo com ensino voltado para o nível técnico sairam estudantes prontos para enfrentar os novos desafios nas diversas faculdades espalhadas pelo Brasil e muitos se tornaram Engenheiros, Médicos, Arquitetos, Políticos, Jornalistas e principalmente técnicos de primeira linha voltados para trabalhar no Polo Petroquímico de Camaçari.
Me sinto então orgulhoso de ter feito parte desta história e muito mais ainda de poder conhecer pessoas maravilhosas e fazer amigos que moram dentro do meu coração e para não cometer injustiças não vou citar nomes, pois todos merecem o meu respeito e agradecimento pela convivência ao longo destes anos. Isso sem falar dos professores e funcionários que nos aguentaram nesta caminhada.
Estudei nesta Instituição de 1991 a 1995, período onde aproveitei os excelentes ensinamentos de se conviver com diversas pessoas de diferentes lugares e o aprendizado para uma profissão que teve ínicio no ano de 1995 com o estágio e assinatura do meu primeiro e único contrato de trabalho no dia 08/04/1996 até então na antiga COPENE Companhia Petroquímica do Nordeste, hoje Braskem S/A. Só tenho que agradecer a todos que ajudaram nesta caminhada.
Aproveitando a oportunidade de falar sobre a ETFBA, CEFET-BA e agora IFBA, segue um histórico de como tudo começou:
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) é uma instituição de ensino da República Federativa do Brasil, criada mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFET/BA), através da Lei Federal 11.892. Sua reitoria está instalada em Salvador.
A história do Instituto Federal da Bahia começa quando, em 2 de junho de 1910, a Escola de Aprendizes Artífices da Bahia foi instalada, provisoriamente, no Edifício do Centro Operário da Bahia, à rua 11 de junho, local próximo ao largo do Relógio de São Pedro (Av. Sete de Setembro).
A Escola de Aprendizes Artífices da Bahia começou a funcionar oferecendo cursos nas oficinas de alfaiataria, encadernação, ferraria, sapataria e marcenaria.
Em 1926 a Escola foi transferida para um novo prédio, situado no Barbalho, local onde se encontra até hoje e, a partir de 1930, a Escola, já com nova estrutura predial, passou a contar com as oficinas de tipografia, pautação, encadernação e fototécnica, na Seção de Artes Gráficas; oficinas de marcenaria, carpintaria e vimaria, na Seção de Trabalhos de Madeira; oficinas de mecânica, fundição e serralheria, na Seção de Trabalhos de Metais; e com as oficinas de sapataria, artes decorativas e alfaiataria.
Em 1937 a Instituição passou a ser denominada Liceu Industrial de Salvador.
Em 1942 passou a ser chamada de Escola Técnica de Salvador, em função da aplicação da Lei nº 4.127/42 que estabelecia as bases de organização da rede federal de estabelecimentos de ensino industrial. Nessa época, a Instituição implantou os seus primeiros cursos técnicos: Curso de Desenho de Arquitetura e Desenho de Máquinas e o Curso de Eletrotécnica.
Em 1959, a reforma do ensino industrial, transformou as Escolas Técnicas em autarquias educacionais e, em 1965, com a Lei nº 4.759/65 a Instituição passou a ser denominada de Escola Técnica Federal da Bahia (ETFBA).
Em 1993, entra em vigor a lei 8711, que transforma a ETFBa em Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFET-BA), incorporando a ela o Centro de Educação Tecnológica da Bahia (CENTEC), que já oferecia cursos técnicos de terceiro grau desde 1976. Essa fusão forneceu ao CEFET nível superior, colocando em prática a verticalização do ensino, oferecendo cursos profissionalizantes de segundo grau, graduação e pós-graduação.
Além de todas as mudanças estruturais, a transformação em CEFET também trouxe uma proposta de expansão para outras áreas da Bahia, através das Unidades Descentralizadas (Uneds). Em 1994, o CEFET-BA implanta a sua primeira Unidade de Ensino Descentralizada em Barreiras. Em 1996, foram implantadas as UNEDs de Valença, Vitória da Conquista e Eunápolis.
Em 1996, o CEFET-BA deu início a uma grande transformação em sua estrutura acadêmica, como consequência da implantação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, que instituiu uma profunda mudança no sistema organizativo da educação tecnológica profissional.
O CEFET também estimulou a criação de cursos de Pós-graduação, criando assim uma cultura da pesquisa e extensão. Em 1997 foi criada na UNED Barreiras a Especialização em Metodologia do Ensino, em 1998 o Mestrado em Pedagogia Profissional, construído juntamente com INSPETP de Cuba e com sede em Salvador, e em 2005 a Especialização em Gestão de Instituições Públicas de Ensino.
A partir de 2006, inicia-se o processo de transformação do Campus de Simões Filho em uma nova Unidade de Ensino e a implantação das Unidades de Ensino de Santo Amaro, Porto Seguro e Camaçari.
A partir de 29 de Dezembro de 2008, com a criação da lei nº. 11892, os antigos Centros Federais, Escolas Agrotécnicas e Escolas Técnicas vinculadas às universidades, passam a compor a Rede Federal de Ensino Profissional, passando o CEFET à condição atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).
Em 2009 iniciam-se os trabalhos dos primeiros cursos de Doutorado no IFBA, Doutorado em Engenharia e Ciências dos Materiais e Doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária, em convênio com a UFRN e a UFLA, respectivamente.
Hoje o IFBA conta com uma grandiosa estrutura, que corresponde a 12 campi, com cursos de nível médio e superior, distribuídos pelas diversas regiões do estado baiano.
E o Futebol de Mesa não poderia ficar de fora deste convívio de estudantes e amigos moradores do Barbalho que se reuniram e formaram uma espécie de encontro semanal às segundas-feiras para baterem uma bolinha e jogar conversa fora com o intuito de treinar para as competições em suas Ligas e competições oficiais da Federação Baiana de Futebol de Mesa. Tudo isso na casa de um dos maiores torcedores do Esporte Clube Bahia que presenciou a conquista do título Brasileiro de 1988 lá em Porto Alegre, o nosso Carrera.
Estamos na Quarta Edição deste encontro e agora com sofisticação e apoio do amigo Jorge Campos e Direção da Academia que cederam o espaço para mais um dia de Futebol de Mesa na sede localizada em Brotas. Assim podemos dizer que na Bahia temos a melhor segunda-feira do mundo com os ensaios do Harmonia do Samba e o encontro do Futebol de Mesa do Barbalho.




Parabéns por mais esta iniciativa !!!
Acessem o blog dos meninos do Barbalho e fiquem sabendo de tudo:


Um comentário:

  1. Adorei a foto, pois estudei na ETFBA de 1984 a 1987. Fiz Eletrônica e vou usar a foto para fazer um currículo pessoal ;-).
    Hoje moro em São Paulo, mas guardo ótimas lembranças da Escola Técnica.

    ResponderExcluir