quinta-feira, 24 de março de 2011

TORNEIO INÍCIO AFMA 2011 - Rodrigo Ribeiro CAMPEÃO.


Sempre que visitava a belissíma cidade de Alagoinhas no interior da Bahia para assistir os jogos de futebol da Catuense e do Atlético de Alagonihas contra o meu Cruzeiro de Cruz das Almas ficava encantado com a paisagem da cidade, principalmente de uma ruína que segundo moradores era uma Igreja. Ficava então pensando como seria aquela estrutura no passado tamanha grandeza da construção, mas nunca me disseram o que realmente aconteceu.


E em busca dessas informações resolvi saber um pouco mais desta cidade que tanto gosta de esporte e como não poderia deixar de ser do Futebol de Mesa.
Alagoinhas é um município brasileiro que está localizado no leste da Bahia. Sua área é de 734 km² e sua população era em 2009 de 157.810 habitantes, tendo portanto uma densidade demográfica de 215,00 hab/km².
Limita-se ao norte com o município de Inhambupe, ao sul com o município de Catu, a leste com o município de Araças, a oeste com o município de Aramari, a nordeste com o município de Entre Rios e a sudoeste com o município de Teodoro Sampaio.
Seu nome se deve aos rios Sauípe, Catu, Subaúma e Quiricó, às lagoas e córregos existentes na região. E assim sua água é considerada de excelente qualidade, sendo uma de suas maiores riquezas, e que faz parte do aqüífero que vai desde Dias d'Ávila a Tucano.
Alguns alagoinhenses se destacaram bastante no campo da literatura, como Maria Feijó, José Olívio Paranhos Lima, o jovem escritor, Gabriel Matos, o poeta, dramaturgo Lázaro Zacariades, o poeta, professor e pesquisador acadêmico Ednaldo Soares, publicado no Brasil e na Itália, e o escritor e editor Adson Vasconcelos.
Seu povoamento foi iniciado no final do século XVIII, quando um padre português fundou uma capela no seu território e daí começou a próspera vila em função da chegada de imigrantes e da passagem da estrada de boiadas, acesso para o norte e para o sertão, motivo do título dado por Ruy Barbosa de "Pórtico de Ouro do Sertão Baiano".
Enquanto vila, Alagoinhas recebeu vários nomes, os quais foram Freguesia da Água Fria, Freguesia de Santo Antônio das Lagoinhas e posteriormente Villa de Santo Antônio d'Alagoinhas. Este último nome, foi o último como vila, que depois foi desmembrada da Vila de Inhambupe, para ser emancipada como Município de Alagoinhas.
Em volta da igreja de Santo Antônio várias casas foram construídas, desse modo o povoado foi elevado a vila, através da Resolução Provincial 442 de 16 de junho de 1852. Mais tarde, do mesmo modo, causado pelo desenvolvimento da vila, que era gerado e norteado pela estação ferroviária, a qual era o centro de atividades econômicas, devido ao grande fluxo de pessoas e mercadorias, foi elevado a município de Santo Antônio de Alagoinhas, sendo desmembrado do município de Inhambupe.
Segundo o IBGE, o distrito de Alagoinhas foi criado no dia 15 de outubro de 1816, pertencendo a Inhambupe até 16 de junho de 1852, quando se tornou um município. A emancipação política de Alagoinhas foi oficializada há 153 anos, no dia 2 de julho de 1853, com a posse da primeira Câmara Municipal e do presidente do Conselho, o coronel José Joaquim Leal.
Em 1964 foi descoberto um poço de petróleo no município, o MG-1-BA. Três anos depois já havia 30 poços, motivo que fez com que a Petrobras se instalasse no município, gerando seu desenvolvimento e aumentando os investimentos, mas também crescimento desordenado, deixando várias pessoas sem saneamento básico e acesso aos serviços de saúde.
Com o desenvolvimento ferroviário e a descoberta de poços de petróleo, Alagoinhas cresceu bastante economicamente, tornando-se pólo de sua região. Se voltou aos serviços, portanto seu desenvolvimento se deu, principalmente, no comércio, polarizando mais de 30 municípios vizinhos.


Com um conhecimento mais aprofundado da cidade de Alagoinhas aproveitamos para informar que no dia 13 de março de 2011 foi realizado o Torneio Início da AFMA – Associação de Futebol de Mesa de Alagoinhas com 45 anos de existência, com o relato do amigo Vilno Araújo.
Como abertura das suas atividades para o ano corrente foi realizado o Torneio Início da AFMA com a presença de 13 botonistas (Audato,Alan, Bida, Cezar, Marcilio, Rodrigo, Meruca, Clóvis, Adson, Cleber, David, Robson e Neto) que, juntamente com amigos e familiares, degustaram o tradiiconal CAFÉ DA MANHÃ NORDESTINO da AFMA (Cuscuz, pé de moleque, beijus, sucos, frutas, mingau, nescau, leite, biscoitos, presunto/queijo, bolos, pães, farofa do meruca, etc) que não ficou devendo nada a nenhum Café da manhã de muitos hotéis 5 estrelas que existem por aí. Foi um reencontro festivo como é de praxe nos eventos da Associação. Iniciado às 10 horas com um minuto de silêncio em homenagem pela memória do garoto Rafael netinho de Cristovam e Dona Zilda que por uma fatalidade acabou nos deixando depois de sofrer um acidente ao ser atingido por uma trave numa escolinha de futebol em Vitória-ES.
Após os jogos, com 25 minutos de duração, os vencedores dos troféus, tão bem confeccionados pelo associado CLEBER LELÉ DA KUKA, foram: CAMPEÃO - RODRIGO RIBEIRO e VICE - ADSON GOMES (revelação 2011), ficando em terceiro lugar nosso fiel ALAN CARLOS.
Assim, às 13 horas foi feita a PREMIAÇÃO aos vencedores, através de pessoas amigas, encerrando com uma CERVEJADA SCHIN do município e os associados participando de jogos de Dominó e Carteado, confirmando a AMIZADE, UNIÃO e LEALDADE do corpo social da AFMA. Também participou do evento inaugural o radialista e jornalista, sócio fundador da AFMA, BELMIRO DEUSDETH que fez a cobertura do evento para divulgação na mídia local, em especial na sua coluna DE OLHO NA NOTÍCIA no jornal GAZETA DOS MUNICÍPIOS. Agora a AFMA vai participar da TAÇA CIDADE DO INTERIOR, em Serrinha e no dia 27/03 teremos a primeira rodada do 1º Turno do Campeonato 2011 com outras presenças, além dos associados acima citados, a exemplo da vinda de ZÉ ROBERTO de Aracajú que já está filiado à AFMA e na FBFM e também de WILNINHO, ROBSON JÚNIOR, JOÃO VICTOR, TOINHO, TONY CLAY, Enfermeiro ALYSSON, LEANDRO, EMANUEL JÚNIOR e possivelmente com o retorno do antigo LEÔNICO de Belmiro.
Encerrando o nosso Vilno agradeceu a presença dos associados, amigos, familiares e em especial a Daniel do Cabula que já praticou o Futmesa e pretende retornar jogando em Mussurunga em mais um encontro FESTIVO da AFMA. Lamentamos a ausência do queridíssimo e leal BIRA que após a perda de sua senhora mãe D. Joselita, no ano passado teve que se afastar da nossa cidade e está residindo em Salvador com familiares. BIRA é patrimônio da AFMA e faz muita falta.

Parabéns AFMA pelo brilho das festividades e pelo  excelente trabalho dos abnegados que lutam para manter viva a chama do Futebol de Mesa no interior da Bahia.



Um comentário: